terça-feira, 12 de novembro de 2013

Tutorial Limpeza Carburador CG 125

Tutorial limpeza carburador Moto CG 125
O procedimento é simples, a pessoa tem que ter pelo menos um pouco de habilidade com ferramentas e não se importar em sujar as mãos e ficar com cheirinho de gasolina. Tempo de execução: Aprox. 1 hora

Ferramentas necessárias;
1 chave de fenda fina
1 chave phillips média (a do jogos de ferramentas mesmo)
1 alicate
1 chave 10mm
1 prego fino, ou algo semelhante ( eu usei uma chave alen fininha)
1 pedaço de bombril
1 escova de roupas
1/2 litro de gasolina

A moto das fotos é uma CG 99, que vinha com um carburador diferente das Titans 2000, Fans. Ele tem o tal do EKO, mas a partir do momento em que se retira o EKO o procedimento é o mesmo, inclusive para outras motos pequenas, como a 150 que muda apenas a fixação no coletor de admissão.

1° Feche a torneira de combustível.
2° Solte a presilha do coletor do filtro de ar com a chave phillips, solte a tampa do pistonete do carburador, use o alicate, e os parafusos que predem o carburador no coletor de admissão, use a chave 10mm;
3° Solte as magueiras de respiro, uma embaixo do carburador, e outra proximo aom lado do afogador, solte também a mangueira do tanque.
4° Com os parafusos soltos, mangueiras tiradas, puxe o carburador para trás, tire ele dos prisioneiros do coletor de admissão e depois puxe-o para frente para tira-lo do coletor de ar.

5° Tire o restante de gasolina de dentro do carburador, virando ele;
6° Vire o carburador, com a chave phillips, solte os 3 parafusos que predem a cuba ao corpo do carburador; 
7° Com a cuba separada do carburador, solte o pulverizador (o gicle está parafusado nele, sai tudo junto) com o alicate, o gicle de marcha lenta e o parafuso de regulagem do AR com a chave de fenda; (sequência de cima para baixo na foto) Em todas as limpezas de carburador eu troco o parafuso do AR, ele tem um retentor de borracha que resseca com o tempo. Custa R$ 1,50
Giclê e pulverizador principal, gliclê de lenta, e regulador do AR; 
8° Com o prego, tire a peça que prende a boia, puxe ela para cima, sairá junto a válvula que regula a entrada do combustível;
 
Pronto, carburador desmontado!!

9° Pegue um pedaço pequeno de bombril e envolva no prego, molhe na gasolina e limpe os orificios do carburador.
10° Com um pedaço de bombril umedecido na gasolina limpe todo o corpo do carburador e cuba, limpe também o gicle principal e o de marcha lenta.
11° Após o uso do bombril, leve o carburador para o tanque e lave-o com água! Isso mesmo água, ultilize uma escova de roupas (velha pra não arrumar confusão com a esposa ou com a mãe), esfregue bem, lave também os gicles e a boia. (esse procedimeto e importante para tirar os residuos de bombril das peças). Assopre os orificios se não tiver um compressor de ar. 
12° Após a lavagem com água molhe o carburador e peças com com gasolina, gasolina limpa hein, não use sobra de quando estava limpando com o bombril.  Pronto carburador e suas peças limpinhas.

Monte o carburador seguindo os passos ao contrário mas seguindo dois detalhes importantes na montagem. O parafuso de regulagem de ar, deve ser montado na sequência: parafuso>mola>arruela>retentor. Parafuse ele até o final, e abra 2 voltas e meia.
O pistonete da agulha deve ser colocado com a ranhura na posição do parafuso de regulagem da lenta, observe na foto a ranhura;
Bom, carburador no lugar, abra a torneira, aguarde um minuto pra gasolina encher a cuba, puxe o afogador e dê a partida, regule a lenta se necessário quando o motor esquentar.

Abração Va.
http://f1cf.blogspot.com


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